ensino

A partir de 2020, estudantes da UFSM não precisarão mais pagar pela cerimônia de formatura


Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
 Inaugurado no ano passado, espaço tem capacidade para mais de 1,2 mil pessoas e tem 6,8 mil metros quadrados

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou, no último dia 30, uma nova resolução que estabelece normas para as cerimônias de formatura na instituição. A partir do primeiro semestre de 2020, todas as sessões solenes de colação de grau ocorrerão no Centro de Convenções ou em outros espaços físicos da própria instituição (auditórios ou anfiteatros).

Veja os conteúdos que serão avaliados no Enade 2018

Com isso, nenhuma turma de formandos da UFSM precisará pagar para realizar a cerimônia, já que, por obrigatoriedade, a solenidade passa a ser centralizada e organizada pela universidade. De acordo com a pró-reitora de graduação Martha Adaime, a nova resolução resgata o papel da instituição de ensino no ato solene e promove, também, a inclusão dos alunos durante a permanência acadêmica, desde o ingresso até a graduação. 

- A UFSM tem uma seleção por cotas, mas quando chega ao final, muitas vezes, ela acaba formando o aluno por gabinete, porque ele não tem condições de pagar os altos valores que são cobrados pelas empresas para fazer uma formatura solene, que é o ponto alto da formação acadêmica - explica.

Entre outros itens, a resolução também estabelece o número mínimo de 40 e o máximo de 120 formandos para formaturas no Centro de Convenções, que está em obras e, segundo a pró-reitora, deve abrir as portas novamente no final de agosto. Os cursos que tiverem um número de formandos abaixo do estipulado deverão realizar a solenidade em conjunto com outro(s) curso(s), de preferência da mesma unidade de ensino. No entanto, o agendamento da missa e a organização do baile, que tradicionalmente acompanham as cerimônias, ainda ficarão sob responsabilidade das turmas de formandos.

Projeto da UFN busca informar linhas de ônibus coletivo da cidade

Além de ficar responsável pela organização do calendário de formaturas, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) também deverá fornecer as vestes talares (togas) que serão usadas na cerimônia pelos estudantes, professores e autoridades. Para isso, uma única produtora, contratada através de licitação anual, ofertará o serviço a todas as solenidades.  

- Isso também nos possibilita obedecer o calendário acadêmico, que tem que ser reajustado de acordo com as datas disponibilizadas pelos clubes e salões da cidade - comenta a pró-reitora.

A resolução também proíbe o uso de apitos e cornetas durante a solenidade, fixa em 10 minutos o limite de duração de cada discurso e veta a execução de músicas consideradas inapropriadas para a solenidade. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgada a lista dos bixos da UFSM pelo Sisu Anterior

Divulgada a lista dos bixos da UFSM pelo Sisu

Sexta é o último dia para se candidatar a uma vaga na UFSM pelo Sisu Próximo

Sexta é o último dia para se candidatar a uma vaga na UFSM pelo Sisu

Educação